Prótese

As próteses dentárias são estruturas feitas em substituição de um ou mais dentes perdidos ou desgastados.

A escolha do tipo de prótese mais adequada deve ser feita em conjunto com o dentista e o paciente e vários fatores precisam ser levados em conta, tais como: quantidade de dentes comprometidos, quantidade óssea, condição da gengiva, entre outros fatores. 

As próteses podem ser parciais, quando apenas alguns dentes são substituídos na prótese ou total, quando há necessidade de substituir todos os dentes, sendo esse último tipo de prótese mais conhecida como dentadura.

Além da classificação em parcial e total, as próteses também são classificadas em removíveis, quando a pessoa pode retirar a prótese para fazer a higienização, por exemplo, ou fixas, quando a prótese é implantada na mandíbula ou os dentes faltantes são parafusados.

Prótese parcial removível ou móvel possui estrutura metálica que dá mais estabilidade na hora da mastigação e da fala. Esse tipo de prótese geralmente é indicada quando não é possível fazer um implante, principalmente quando a gengiva não está em condições adequadas. A desvantagem desse tipo de prótese é estética, pois a placa metálica é visível, podendo incomodar algumas pessoas.

Prótese total, popularmente conhecida como dentadura ou chapa, é indicada quando a pessoa perde vários dentes, sendo a prótese feita de acordo com o formato, tamanho e cor dos dentes originais, evitando que o sorriso fique artificial.

Esse tipo de prótese é, normalmente, removível e é recomendado com mais frequência para idosos, que tendem a perder os dentes ao longo do tempo, mas também para pessoas que perderam os dentes devido a doenças ou acidentes, por exemplo.

O uso da dentadura é recomendado quando a fala e a mastigação são prejudicadas pela falta de dentes, mas também podem ser usadas para estética, pois a falta de dentes pode deixar o rosto com aspecto flácido.