Facetas de porcelana

As pessoas estão cada dia mais preocupadas com seu bem-estar, saúde e também com a aparência e por essa razão, as facetas de porcelana, estão entre os tratamentos mais procurados nos consultórios odontológicos. 

A faceta é uma capa que recobre a parte visível dos dentes, tornando o sorriso mais bonito. Para isso, podemos utilizar materiais com composições diferentes, técnicas de fabricação específicas e variações na espessura e extensão das delicadas lâminas.

Feitas em porcelana, as facetas fecham também espaços entre os dentes e podem ser usadas em qualquer dente, transformando totalmente o sorriso de uma pessoa. Os sorrisos mais bonitos de artistas e celebridades quase sempre possuem facetas e coroas em porcelana, o que lhes proporcionam um sorriso harmônico, bonito e saudável que vemos na TV.

O que pode ser resolvido com facetas de porcelana?

Como as facetas de porcelana recobrem toda a face externa do dente, podemos mudar totalmente sua estética (cor, formato e tamanho), se tivermos um dente com boa estrutura interna de dentina para suportar a faceta. Antes do tratamento devemos tratar cáries ou possíveis infiltrações dentais, para termos um dente saudável para a colocação das facetas de porcelana.

Entre várias técnicas, a faceta de porcelana é a mais poderosa para corrigir problemas na cor e forma dos dentes – e também a mais utilizada por famosos e artistas na construção de sorrisos  impecáveis. 

Quando é indicado? 

Antes de qualquer tratamento é necessário o dentista realizar uma análise clínica e radiográfica dos dentes, para confirmar a faceta de porcelana como o laminado cerâmico ideal. As principais indicações de uso são:

Tratamento com facetas é reversível?

Como em todo tratamento estético, para fazer o tratamento com facetas dentárias, prós e contras precisam ser considerados. Então, esclareça todas as suas dúvidas com o dentista antes de realizar o procedimento, pois os desgastes dentários para a adaptação das facetas não podem ser desfeitos. 

Uma vez que as facetas são coladas sobre os dentes, elas não podem mais ser retiradas, exceto para substituir por um novo laminado, caso o anterior sofra algum tipo de dano. 

  Por outro lado, a irreversibilidade do tratamento pode ser pouco importante aos indivíduos que já possuem dentes com restaurações dentárias antigas e manchadas, já que estes desgastes, muitas vezes, são menos invasivos do que o próprio procedimento restaurador. 

Não à toa, a maioria dos pacientes tem receios na realização desta técnica que, executada com indicações e procedimentos corretos, é, sim, segura aos dentes.

Prós:

Contras:

Riscos e problemas

Frequentemente relatados na imprensa, os problemas de infiltração por cárie dentária, sensibilidade elevada a e até mesmo situações bastante raras como a perda dentária, pouca – ou nenhuma – são as informações a respeito das técnicas e materiais utilizados, ou até mesmo do laboratório de prótese dentário utilizado na confecção dos laminados. 

De fato, a negligência e imperícia de dentista aliado à utilização de materiais de qualidade inferior pode, sim, trazer riscos sérios aos dentes. 

Atualmente, a odontologia sem trazendo técnicas e equipamentos inovadores para oferecer segurança durante os desgastes dentários. Um exemplo disso são os guias de desgastes dentários elaborados sobre simulações 3D, uma forma de garantir desgastes dentários sem riscos aos dentes e com mínima redução da estrutura dentária.

E, pensando em todas essas situações, que o Instituto Implamar trouxe mais uma inovação, a Scanner Odontológica (fazer um link), que possibilita que dentista faça um melhor planejamento e ainda, possibilita que o paciente veja uma simulação do resultado do seu tratamento.