Ortopedia Facial

A ortopedia funcional dos maxilares trata as alterações de função no paciente, como alterações na respiração, fonação, mastigação, deglutição (engolir alimentos), e as alterações ósseas, interceptando ou prevenindo estas alterações em crianças, para que elas possam ter qualidade de vida.

Quando as disfunções (alterações das funções) não são corrigidas elas podem ocasionar problemas respiratórios, ósseos, articulares, posturais entre outros. O acompanhamento da criança por parte do profissional de odontologia é essencial.

Quais problemas a ortopedia funcional dos maxilares pode tratar?

Bruxismo (ranger de dentes), desordens de crescimento e respiratórios, assimetrias na face e na boca, falta de espaço para nascimento do dente permanente, interposição de língua, apneia do sono (parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono), dentição torta, mordida cruzada, mordida aberta causada pelo uso prolongado de sucção de dedo ou chupeta, barulho do maxilar durante a mastigação,  lábios abertos, entre outros.

Se o seu filho apresenta alguma dessas alterações, você deve levá-lo ao especialista em Ortopedia funcional dos maxilares para avaliar a sua condição.