Implante dentário

Mais que um tratamento odontológico, o implante proporciona qualidade de vida a quem perdeu um ou mais dentes.

O implante é capaz de substituir a raiz de um ou mais dentes perdidos.

O procedimento consiste em colocar um pino de titânio (muito parecido com um pequeno parafuso) no osso maxilar para fixar um dente artificial na boca do paciente. 

A cirurgia é simples e tem o papel de devolver um sorriso bonito e uma mordida adequada para o paciente.

Como funciona a cirurgia?

Na grande maioria das vezes o procedimento é realizado em duas etapas e, por isso, o tratamento leva alguns meses. 

A primeira fase consiste na colocação do implante de titânio, então aguarda-se um período para que ocorra a cicatrização e para que o implante se conecte ao osso do paciente e só então, é colocado a prótese (dente artificial) sobre o implante.

 

Durante a cirurgia, o paciente recebe anestesia local, portanto, é indolor. A cirurgia leva algumas horas e pode ser realizada no consultório mesmo.

Assim como toda cirurgia, o paciente precisa manter alguns cuidados básicos no pós-operatório para evitar infecções:

Quem pode fazer implante?

A cirurgia para inserção de implantes é simples. Porém, alguns critérios precisam ser avaliados antes de iniciar o procedimento.

Ter gengivas saudáveis

Como já citamos anteriormente, o profissional de saúde faz a inserção de um pino de titânio para fixar o novo dente na boca do paciente. Por esse motivo, é fundamental que a gengiva esteja saudável para receber esse pequeno “parafuso”.

Disponibilidade óssea

A ausência de dentes por um período prolongado pode causar perda óssea, o que muitas vezes dificulta a inserção do implante. Nesses casos, o dentista precisa indicar alguns exames para avaliar a situação e verificar se é possível fazer um enxerto.

Bom estado de saúde

Doenças imunossupressoras, diabetes, osteoporose, assim como o tabagismo, são considerados fatores de risco, que aumentam as chances de infecções durante a cirurgia, dessa forma, para realização da cirurgia, o dentista irá avaliar a saúde do indivíduo como um todo.

A cirurgia ainda é contraindicada para crianças, pois elas estão em fase de formação da mandíbula e ainda, mulheres grávidas não devem realizar o procedimento para preservar a saúde do bebê.

VOCÊ SABIA QUE IMPLANTES NÃO SÃO TODOS IGUAIS?

No Instituto Implamar, usamos o Sistema Neodent, que é um dos maiores sistemas de implantes do mundo. O implante tem superfície de tratamento (Acqua) que reduz o tempo do processo de osseointegração. Além disso, usamos cone morse, um sistema de encaixe para próteses que traz melhores resultados estéticos e diminui o risco de inflamações (mucosite e peri-implantite).

O implante dentário também tem algumas diferenças de acordo com a saúde bucal do paciente. Separamos alguns tipos para você conhecer

Implante unitário ou duplo

Esse é o modelo em que um ou mais dentes são fixados por titânio na boca, conferindo um aspecto natural.

Implante protocolo

Esse implante é indicado para pessoas que têm uma perda dentária total. Nesse caso, os ossos precisam ser saudáveis para fixar de 4 a 8 implantes ao redor da boca com o objetivo de sustentar uma prótese fixa.