Posso dar chupeta a(o) meu filho(a)?

Sem-Título-1

O que é odontologia digital? O que ela oferece aos pacientes?

Este hábito nos primeiros anos de vida não é considerado ruim. Em muitas situações, está associado à necessidade de satisfação afetiva e de segurança à criança, pois o seu uso simula a amamentação. Inclusive, evidências científicas apontam que crianças amamentadas no peito por pelo menos seis meses estão menos propensas a desenvolverem hábitos de sucção não nutritiva, tais como chupeta e o próprio dedo.

No entanto, existem muitos casos em que não é possível a amamentação natural ou até mesmo que o aleitamento materno não supra as necessidades de sucção da criança, então uso do bico é recomendado.

Mas, até que idade é aceitável que a criança use chupeta?

Os órgãos de saúde recomendam que a criança use a chupeta até os 3 anos. Entretanto, reconhecem que o ideal seria remover gradualmente esse hábito até os 2 anos, ou seja, quanto mais cedo a chupeta for banida, maiores as chances de autocorreção de possíveis desarmonias causadas pela chupeta.

Que problemas a chupeta pode causar para a criança? 

Quando utilizada por um tempo prologando, a chupeta pode provocar mudança na posição dos dentes e das arcadas dentárias, causando problemas estéticos e alterações na mordida da criançada.

A retirada precoce da chupeta é fundamental para evitar inúmeros malefícios, como prejuízos na mastigação, na deglutição e até mesmo na fala. “O uso da chupeta afeta, ainda, a função respiratória, ocasionando, por vezes, respiração bucal com roncos e fadiga, que causam distúrbios de atenção e dificuldades no aprendizado

Dedo ou chupeta? O que é melhor?

Os problemas causados por um ou outro, são bem parecidos.

Então, são dois pontos que devemos levar em consideração, o primeiro é a higiene, pois a criança que chupa o dedo não vai esperar lavar a mão para chupar o dedo e o outro, é o limite do uso, uma vez que a chupeta não estará sempre à sua mão, chegando assim a conclusão que a chupeta é mais recomendada.

Como retirar a chupeta?

É importante ressaltar que o uso de medidas não traumáticas para a retirada da chupeta é fundamental, uma vez que envolve questões emocionais. Exigindo a avaliação da melhor maneira e o melhor momento para a remoção desse hábito.

O ideal é utilizar métodos lúdicos, usando e abusando da fantasia, das fadas e outros artifícios. Inicie com os seguintes passos: